SEJA BEM VINDO

VIDEO SOBRE O HIV

sábado, 11 de abril de 2009

CONVIVENDO COM O DOENTE DE AIDS

As pessoas que têm AIDS precisam de apoio e de cuidados. Segue algumas formas de como apoiar um amigo, colega ou alguém da família que tenha AIDS. É importante saber conviver com pacientes que tenham AIDS e observar algumas regras simples, mas importantes.

As pessoas com o vírus da AIDS mas sem complicações da doença devem levar uma vida normal, inclusive trabalhar. Entretanto, essas pessoas não devem doar sangue nem manter relações sexuais sem camisinha.

As pessoas que têm a doença AIDS desenvolvida só devem ser afastadas de suas atividades normais quando seu estado físico assim o exigir.

Se você cuidar de um paciente com AIDS, solicite ao médico ou à equipe que o está assistindo, que o oriente a respeito dos cuidados que você deve adotar.

Os seus ferimentos e do doente devem ser mantidos cobertos com curativos impermeáveis.

Para evitar a transmissão de muitas doenças, como hepatite, conjuntivites, micoses etc., é importante que cada um tenha os seus objetos de uso pessoal: toalhas, alicates de unha, escovas de dentes. Não há problemas no uso de aparelhos comuns, como telefone, ferramentas, equipamentos de trabalho, máquinas de escrever ou máquinas de fábrica.

Pisos e locais infectados com sangue, vômitos etc. do doente devem ser desinfectados com água sanitária (Cândida, Q'Boa). Uma parte de água sanitária e 5 de água da torneira é o indicado. Roupas sujas com secreções devem ser lavadas em água quente. Em serviços de jardinagem não deixar de usar luvas. Lavar, nesse caso, as mãos. A pessoa que cuida de um paciente com o vírus da AIDS deve evitar contato com o doente se estiver com gripe ou outras doenças infecciosas.

Os doentes de AIDS precisam de apoio, amizade, explicações e novas informações. Apertar a mão, abraçar ou dar um beijo no rosto, não contamina ninguém. É importante o apoio para o doente. Fale com ele sempre que possível, pessoalmente ou por telefone. Ele se sente bem melhor quando tem com quem dividir suas emoções, sentimentos e necessidades. Leve-o a passeios e promova visitas de outras pessoas. Seja solidário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário